O Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado em 06 de junho, é uma oportunidade para reforçar a importância da triagem neonatal e conscientizar as famílias sobre a prevenção de doenças que podem impactar o desenvolvimento da criança. Nesta matéria especial, compartilho um pouco da minha trajetória na medicina e esclareço as principais dúvidas sobre esse exame tão importante para a saúde dos recém-nascidos.
Sou filha de médico e sempre admirei o trabalho do meu pai. Gostava de acompanhá-lo nas minhas férias escolares. Entrei na Faculdade de Medicina aos 17 anos e, quando passei pela matéria de Pediatria no quinto ano, me apaixonei.
Me identifiquei com a Pediatria e sou muito feliz profissionalmente.
O Dia Nacional do Teste do Pezinho é importante para conscientizar a população que existem patologias que precisam ser detectadas precocemente nos bebês para evitar danos irreversíveis futuramente.
O teste do pezinho é para triagem neonatal. Ele serve para “rastrear” doenças que o bebê pode ter mesmo parecendo saudável nos primeiros dias de vida.
O teste é feito com algumas gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido.
O principal objetivo é detectar e tratar precocemente algumas patologias que podem causar:
O número de patologias detectáveis depende do tipo de teste (básico ou ampliado) que será realizado.
O teste ampliado detecta:
O ideal é entre o 3º e o 5º dia de vida, podendo ser realizado até o 28º dia.
Se for realizado fora do prazo, algumas doenças detectadas pelo teste podem causar complicações rapidamente se não forem tratadas precocemente.
Quando o resultado do exame está alterado, a família é chamada pelo serviço de saúde ou laboratório.
O bebê faz novos exames confirmatórios e, se a doença for confirmada, o tratamento começa rapidamente.
Pais e mães, não percam o prazo para realizar o Teste do Pezinho de seus filhos e fiquem de olho no resultado.
A realização do exame no período adequado pode ser decisiva para o diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento de diversas doenças, contribuindo para uma infância mais saudável e com melhor qualidade de vida.